Projeto Alice
Chapeleiro Maluco, um sonho de Alice!
Quem não gosta de histórias do mundo da fantasia? Dos sonhos? Aqui nesse post vou te contar um pouquinho sobre o ‘Projeto Alice’, minha inspiração, como foi para realizar o ensaio e mostrar algumas fotos pra você se inspirar e curtir!
Geralmente ao ler um livro as pessoas já imaginam a cena, os detalhes e os personagens. E é onde a nossa imaginação flui, é a origem, é a nossa capacidade de codificar textos em imagens.
Pensando nisso, busquei aliar a literatura à fotografia produzindo uma releitura do personagem ‘Chapeleiro Maluco’ do livro ‘Aventuras de Alice no País das Maravilhas’ do escritor Lewis Carroll.
Carroll além de escritor e matemático era apaixonado por fotografia também😍 ! Aventuras de Alice no País das Maravilhas, tornou-se ao longo das décadas uma importante obra literária por seu caráter lúdico.
É uma obra grandiosa em detalhes, há elementos típicos dos contos de fada, animais que falam, reis e rainhas, mudanças de tamanho em um passe de mágica, personagens enigmáticos que aparecem e desaparecem de repente, além do fato de a história se passar dentro de um sonho, torna tudo muito mais emocionante e curioso.
Ao criar à partir de palavras esse universo imaginário, procurei explorar as peculiaridades que mais se destacam nos trechos onde o Chapeleiro e sua turminha aparecem.
Chapeleiro Maluco é um personagem excêntrico, engraçado e ao mesmo tempo arrogante mas sabe ser cortês quando quer, está sempre preocupado com o tempo e se prende ao horário de servir um chá.
A sua loucura se dá devido as substâncias utilizadas na fabricação de chapéus da época, muito conhecida por causar fala arrastada, irritabilidade e outros sintomas neurológicos.
Produção das imagens
Na composição das imagens usei uma linguagem artística e encenada. A produção foi baseada no contexto histórico que o livro foi escrito por Carroll, em 1865.
As fotos foram realizadas em um haras, com árvores de troncos baixos e muita barba de bode. Optei por utensílios típicos de uma mesa de chá do século XVIII, que falando nisso você pode encontrar muitas coisas lindas no Mercado das Pulgas, é um lugar onde a imaginação não tem limites!
A maquiagem artística da Cláudia resultou na riqueza de detalhes que muito se aproxima com a versão do filme, representando o cansaço e a loucura no olhar do Chapeleiro. Se quiser dar uma olhadinha no trabalho dela e saber mais, clique aqui!
Na edição das imagens, procurei deixar um tom mais sombrio, cores frias e tons de verdes mais escuros, pra dar uma sensação de desolação, mostrando a decepção do chapeleiro em estar preso no tempo.
Ao todo, foram seis imagens escolhidas para o dia da exposição fotográfica, com realização na Universidade Positivo, como projeto de conclusão de curso.
O objetivo foi incentivar e comprovar a combinação da palavra na composição imagética, que é possível criar a partir daquilo que imaginamos e cremos utilizando a fotografia como recurso para expressar nosso ponto de vista e também nosso repertório fotográfico.
E agora sim, chegou a hora de conferir algumas ideias imaginárias que surgiram da minha mente fértil (risos). Ps: E só pra te contar um segredo… sim! A comida toda posta na mesa, foi de verdade! 😍…
Imagens que valem por mil palavras…
Ficha Técnica:
- Chapeleiro Maluco: Flávio Schmeisck
- Makeup: Claudia Lucca Beauty
- Assistente Técnica: Mariana Aguiar
- Fotografia e Produção: Bru Aguiar
- Câmera: DSLR Nikon D800 | Lente: 50mm 1.8 / 24-70mm 2.8
- Mobiliário: Mercado das Pulgas | Local: Haras Curitiba
Como existem várias versões do livro, vou deixar aqui pra você a versão que usei para me inspirar! Deixe seu comentário, me conta se você tem vontade de viver um sonho de Alice assim também!